Cartilha
Foi lançado o primeiro volume da Cartilha de Governança de Dados do Poder Executivo Federal, com orientações iniciais sobre políticas e diretrizes para aprimorar a oferta de serviços públicos digitais integrados.
A Cartilha de Governança de Dados (em PDF) faz parte de uma série de cinco volumes, com assuntos que visam contribuir para fortalecer a cultura de dados em instituições federais. O primeiro volume traz conceitos introdutórios sobre governança de dados, benefícios desse modelo, riscos envolvidos e um glossário de termos técnicos para o Poder Executivo. As demais edições, que ainda serão lançadas, vão abordar questões relativas a ecossistema, papéis e responsabilidades, plataformas e ações práticas para a implementação de futuros programas.
“Precisamos da governança de dados para o sucesso de qualquer estratégia, ter informações confiáveis e entregar produtos de qualidade”, afirmou a diretora de Inteligência de Dados da Secretaria de Governo Digital, Emmanuelle Regiane Cunha de Oliveira. Para ela, essa disciplina é, muitas vezes, subestimada. “Queremos entregar a melhor experiência ao cidadão, e isso só é possível com dados bem governados e de excelência”, acrescentou.
Para a administração pública brasileira, a governança de dados é um conjunto de princípios, políticas, padrões, métricas e responsabilidades que permitem o alinhamento de estratégias, processos, pessoas, informações e uso de tecnologias. Tem como objetivo estruturar e administrar os ativos de dados a fim de promover, aprimorar e garantir efetividade de utilização, desenvolvendo políticas públicas e entrega de soluções e serviços.
Considerando as particularidades das instituições federais, entre os dados que o governo deve tratar e fazer uma gestão adequada, estão os já abertos e acessíveis no dia a dia, os protegidos por legislações específicas, os disponíveis na base nacional de serviços públicos, nas plataformas de governo digital e nos registros de referência, além dos categorizados como pessoais, sigilosos e sensíveis.
“No contexto da transformação digital, é salutar extrair valor dos dados. Quando falamos de governo digital, estamos falando em gerar valor público, viabilizando políticas para o cidadão por meio da digitalização de serviços”, defendeu o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz. “O conhecimento dos dados gerados e necessários para as políticas públicas é estratégico, e a governança de dados, essencial nesse contexto”, salientou.
* Com informações do ME
A Black Friday 2025 está testemunhando uma transformação sem precedentes na forma como as pessoas…
Sabe aquela regulamentação europeia de proteção de dados que virou pesadelo para pequenas empresas? Pois…
Dario Amodei, CEO da empresa de inteligência artificial Anthropic, emitiu alertas severos sobre os perigos…
A Anthropic divulgou uma estrutura de código aberto em 13 de novembro para medir o…
A fabricante chinesa de brinquedos FoloToy suspendeu as vendas de seu ursinho de pelúcia com…
A Apple revisou suas políticas da App Store na quinta-feira para exigir explicitamente que os…