Europa vai barrar publicidade personalizada no Facebook e Instagram

Os reguladores da União Europeia determinaram que a Meta, dona do Facebook, Whatasapp e Instagram, não pode exigir que os usuários concordem com anúncios personalizados com base em sua atividade digital. A informação foi publicada na última terça, 6 de dezembro, pelo Wall Street Journal. 

Segundo o WSJ, a decisão foi aprovada na segunda-feira por um conselho que representa todos os reguladores de privacidade da UE e pode limitar os dados que a Meta pode acessar para vender esses anúncios, acrescentou o relatório. 

O conselho determinou que a lei de privacidade da UE não permite que as plataformas de mídia social da Meta, como Facebook e Instagram, usem seus termos de serviço como justificativa para permitir publicidade com base no que os usuários tocam e assistem em seus aplicativos, de acordo com o relatório.

As decisões, que ainda não foram divulgadas publicamente, não ordenam diretamente que a Meta mude as práticas, mas pedem que a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC) emita ordens públicas que reflitam suas decisões, juntamente com multas significativas, disse o relatório. A sede europeia da Meta está sediada na Irlanda.

“Nós nos envolvemos totalmente com o DPC em suas investigações e continuaremos a nos envolver com eles enquanto finalizam sua decisão”, disse um porta-voz da Meta.

Durante anos, as plataformas de mídia social da Meta permitiram que os usuários optassem por não receber anúncios personalizados, que são direcionados após a coleta de dados sobre o comportamento e as escolhas do usuário em outros aplicativos e sites. Mas a decisão da UE também pode prejudicar a capacidade da Meta de segmentar anúncios com base na atividade do usuário dentro de seus próprios aplicativos.

As novas regras de privacidade da Apple, que limitam os anunciantes digitais de rastrear usuários do iPhone, também foram um golpe para o pai do Facebook. As ações de empresas que dependem de publicidade digital, incluindo Snap e Pinterest, caíram 7,9% e 4,3%, respectivamente.

Hermann Santos de Almirante

Recent Posts

STJ valida software policial CRC (Child Rescue Coalition) que rastreia internet sem ordem judicial

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, que é lícito o…

2 dias ago

Como se proteger e reagir ao golpe do “WhatsApp falso” – orientações da Anatel

A Anatel alerta para a crescente incidência do chamado “golpe do WhatsApp falso”, em que…

7 dias ago

Inteligência Artificial agiliza 4 milhões de processos na Procuradoria Geral de São Paulo

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) já colhe frutos da migração para…

3 semanas ago

Justiça do Trabalho aciona PF e ANPD por acesso massivo e não autorizado em 21 tribunais

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) informou a ocorrência de um incidente de…

4 semanas ago

A Ilusão Digital: Deepfakes e a Nova Fronteira da Fraude Corporativa

A linha que separa o real do artificial está se tornando perigosamente tênue. Se antes…

1 mês ago

ANPD vira agência e ganhará 200 cargos de especialista em regulação de proteção de dados

No último dia 17 de setembro, foi assinado um pacote legislativo que redefine o papel…

1 mês ago