O Google está tornando sua ferramenta interna de privacidade de desfoque de vídeo de código aberto

O Google anunciou que duas de suas mais recentes tecnologias de aprimoramento da privacidade (PETs), incluindo uma que desfoca objetos em um vídeo, serão fornecidas a qualquer pessoa gratuitamente por meio de código aberto. As novas ferramentas fazem parte da iniciativa de Computação Protegida do Google, projetada para transformar “como, quando e onde os dados são processados ​​para garantir tecnicamente sua privacidade e segurança”, disse a empresa.

O primeiro é um projeto interno chamado Magritte, agora disponível no Github , que usa aprendizado de máquina para detectar objetos e aplicar um desfoque assim que aparecem na tela. Ele pode disfarçar objetos arbitrários como placas de veículos, tatuagens e muito mais. “Este código é especialmente útil para jornalistas de vídeo que desejam fornecer maiores garantias de privacidade”, escreveu o Google no blog. “Ao usar esse código-fonte aberto, os videomakers podem economizar tempo ao desfocar objetos de um vídeo, sabendo que o algoritmo de ML subjacente pode executar a detecção em um vídeo com alta precisão”.

O outro com o nome pesado “Fully Homomorphic Encryption (FHE) Transpiler, permite que os desenvolvedores executem cálculos em dados criptografados sem poder acessar informações de identificação pessoal. O Google diz que pode ajudar setores como serviços financeiros, saúde e governo “, onde um robusto garantia de segurança em torno do processamento de dados sensíveis é da maior importância.”

O Google observa que os PETs estão começando a entrar no mainstream depois de serem principalmente um exercício acadêmico. A Casa Branca divulgou recentemente a tecnologia , dizendo que “permitirá que pesquisadores, médicos e outros com acesso permitido obtenham insights de dados confidenciais sem nunca ter acesso aos dados em si”. O Google observou que os governos dos EUA e do Reino Unido estão realizando um concurso este ano para desenvolver soluções PET em torno de crimes financeiros e emergências de saúde pública.

Hermann Santos de Almirante

Recent Posts

OpenAI implementa verificação de URLs para bloquear roubo de dados por agentes de IA

A OpenAI publicou um post técnico em seu blog em 28 de janeiro de 2026,…

5 dias ago

Quase 200 apps de IA para iOS encontrados vazando dados de usuários, dizem pesquisadores

A descoberta levanta questionamentos desconfortáveis para a Apple, que frequentemente cita seu rigoroso processo de…

1 semana ago

O Olho Digital que Tudo Vê: A Expansão do Reconhecimento Facial no Brasil e o Perigoso Vácuo da “LGPD Penal”

Enquanto milhões de brasileiros celebravam a chegada de 2026 nas areias de Copacabana ou na…

1 mês ago

Ataques disparam, mas proteção de dados retrocede em pequenos provedores

Menos da metade dos provedores de internet no Brasil estruturou de forma adequada a governança…

1 mês ago

Reconhecimento facial, IA e câmeras corporais avançam sem critério ou transparência?

O relatório “Algoritmos e Direitos: Tecnologias Digitais na Justiça Criminal” mostra que reconhecimento facial, sistemas…

1 mês ago

IA impulsiona boom da Black Friday, mas alimenta surto de phishing

A Black Friday 2025 está testemunhando uma transformação sem precedentes na forma como as pessoas…

2 meses ago