ANPD começa monitoramento proativo em janeiro de 2022

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados abriu nesta sexta, 28 de maio de 2021, uma consulta pública, por 30 dias, sobre as regras de fiscalização e aplicações de sanções – que como previsto na LGPD, só podem ser aplicadas a partir de agosto deste 2021.

minuta de resolução prevê que as ações de monitoramento, ou seja, o “levantamento de informações relevantes que tornem a ANPD sensível ao ambiente regulado e às demandas dos titulares de dados, dos agentes de tratamento e dos demais interessados na proteção de dados pessoais” começarão a partir de 2022.

Outros caminhos para eventuais sanções são denúncias, que podem ser feitas por qualquer pessoa natural ou jurídica; reclamações, a partir de titulares de dados que não tiveram sucesso em sanar problemas junto ao controlador; e representações, a partir de autoridades públicas.

As regras preveem ainda instrumentos como Termos de Ajustamento de Conduta, ou mesmo a não abertura de processos administrativos caso os autuados demonstrem terem suspendido a conduta infratora antes da instauração, por exemplo.

Segundo a Autoridade, além do monitoramento, estão previstas ações de orientação e prevenção sob “a lógica da regulação responsiva”, com a “adoção de incentivos positivos e negativos entre as transgressões à LGPD e seu tratamento de acordo com a sua gravidade. Com isso, espera-se que os incentivos motivem os regulados a manterem um comportamento adequado”.

O monitoramento será feito a partir da Coordenação Geral de Fiscalização da Autoridade, a partir de planejamentos e do mapeamento de temas prioritários, a ser feito a cada dois anos, a partir do qual se dará a “fiscalização proativa”. Os mapas bianuais também já deverão indicar qual será a necessidade de interação com outros entes ou órgãos da administração pública.

Aberta neste 28 de maio de 2021, a consulta pública recebe contribuições por 30 dias, por meio da plataforma Participa + Brasil. A ANPD indica, ainda que, em breve divulgará a data para realização de audiência pública, que deverá ser realizada de forma remota.

Hermann Santos de Almirante

Recent Posts

Serpro convoca parceiros para desenvolvimento de software antifraude

O Serpro, por meio de chamamento público, convida empresas interessadas no desenvolvimento conjunto de uma…

1 semana ago

Justiça reconhece à mãe direito a patrimônio digital de filha falecida

A 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu o…

2 semanas ago

ANPD: controladores têm três dias para comunicar incidentes de segurança

Já está valendo o regulamento sobre comunicação de incidentes de segurança da Autoridade Nacional de Proteção de…

3 semanas ago

Relatórios de transparência salarial preocupam empresas em violar LGPD

Com a imposição recente da obrigação de divulgar relatórios de transparência salarial em seus sites…

4 semanas ago

Reforma do Código Civil prevê a retirada o fim do artigo 19 do Marco Civil da Internet

A proposta de reforma do Código Civil, apresentada ao Senado Federal no dia 26 de fevereiro,…

2 meses ago

ANPD prorroga consultas sobre Anonimização e Direitos dos Titulares

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) prorrogou a consulta à sociedade a respeito…

3 meses ago