Secretaria descarta vazamento de dados
Em resposta a demanda do portal Convergência Digital por conta da denúncia feita pela ESET, empresa de segurança da Informação, do vazamento de 68 mil senhas do domínio gov.br, sendo quase 5 mil do domínio jus.br, a secretaria de Governo Digital, do ministério da Economia, enviou uma nota assegurando que os sistemas do governo federal “não foram alvo de ataques bem sucedidos e nenhuma informação de Estado foi comprometida a partir de fatos apurados até agora”.
Descarta ainda “ter havido comprometimento de nenhum sistema ou informação governamental”. E faz um alerta aos servidores públicos: o e-mail institucional é para uso exclusivo no exercício da função pública. Também não deve ser cadastrado em sites que não estejam diretamente relacionados ao desempenho das atividades institucionais. Veja a íntegra da nota:
Em relação à matéria divulgada por veículos de imprensa, alegando megavazamento de dados identificado pela empresa Syhunt, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia informa que os sistemas do Governo Federal não foram alvo de ataques bem sucedidos e nenhuma informação de Estado foi comprometida a partir de fatos apurados até agora.
Levantamento anterior, realizado em março deste ano, já havia concluído que todas as contas identificadas se referiam a cadastros dos usuários em aplicativos ou portais privados, onde o usuário utilizou o seu e-mail institucional. Portanto, reforçamos não ter havido comprometimento de nenhum sistema ou informação governamental.
Reforçamos a orientação aos servidores públicos de que o e-mail institucional é para uso exclusivo no exercício da função pública. Também não deve ser cadastrado em sites que não estejam diretamente relacionados ao desempenho das atividades institucionais. Por fim, reafirmamos o compromisso com a segurança dos dados do Estado e com a privacidade dos dados dos cidadãos brasileiros.
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, que é lícito o…
A Anatel alerta para a crescente incidência do chamado “golpe do WhatsApp falso”, em que…
A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) já colhe frutos da migração para…
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) informou a ocorrência de um incidente de…
A linha que separa o real do artificial está se tornando perigosamente tênue. Se antes…
No último dia 17 de setembro, foi assinado um pacote legislativo que redefine o papel…