ProtonMail fornece às autoridades suíças os dados do usuário

ProtonMail é um serviço de e-mail bem conhecido e conceituado e geralmente recomendado para usuários que buscam se distanciar das práticas de segurança menos do que ideais do Google . Infelizmente, no entanto, ProtonMail foi recentemente forçado a cooperar com as autoridades suíças no fornecimento de dados do usuário (data de criação da conta), que foram posteriormente entregues às autoridades de segurança americanas e agências de fiscalização.

Os dados trocados referiam-se a ameaças de violência, algumas das quais dirigidas ao Dr. Anthony Fauci, imunologista e Conselheiro Médico Chefe do Presidente, bem como à sua família.

As autoridades estabeleceram isso por meio do e-mail associado às contas ofensivas nas redes sociais.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos foi capaz de determinar que o acusado usou “uma conta de e-mail de um provedor de serviços de e- mail criptografados seguros com sede na Suíça”, e a declaração pertinente confirma que o serviço em questão era ProtonMail. Também foi determinado que várias contas foram usadas simultaneamente.

É provável que o acusado presumisse que a lei de proteção de dados suíça os manteria longe das garras das autoridades – dos Estados Unidos ou não. A criptografia ponta a ponta do ProtonMail, sem dúvida, teve um papel a desempenhar na confiança do acusado também.

Um artigo recente publicado pela Tages-Anzeiger cita que o Escritório Federal de Polícia da Suíça (Fedpol) confirmou a troca de dados do usuário entre o ProtonMail e as autoridades dos EUA. A Fedpol também chefia a agência de inteligência interna suíça e comentou sobre a cooperação tranquila entre as partes, elogiando a aquiescência de ProtonMail.

A Proton confirmou que os únicos dados fornecidos às autoridades suíças foram a data de criação da conta.

Um porto não tão seguro

O fato de ProtonMail ter se estabelecido na Suíça já foi um ponto de elogio para o serviço de correio. No entanto, apesar do fato de a Suíça não ser membro da aliança de vigilância Five or Fourteen Eyes , o país não é de forma alguma um bastião da privacidade digital.

Isso se deve em grande parte às novas leis aprovadas em resposta aos ataques terroristas de 2015 em Paris. ProtonMail criticou anteriormente a introdução dessas leis de vigilância (a Nachrichtendienstgesetzt, ou NDG, e a “BÜPF), alegando que elas levariam à criação de uma” mini NSA “dentro da Suíça.

Anteriormente, o fundador do ProtonMail, Andy Yen, também afirmou que o serviço deixaria totalmente a Suíça, em vez de cooperar com o BÜPF. Nenhuma medida foi tomada, no entanto, e ProtonMail permaneceu ancorado no país e, portanto, obrigado a cumprir a lei de vigilância suíça que fornece assistência jurídica aos Estados Unidos.

Hermann Santos de Almirante

Recent Posts

STJ valida software policial CRC (Child Rescue Coalition) que rastreia internet sem ordem judicial

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, que é lícito o…

2 dias ago

Como se proteger e reagir ao golpe do “WhatsApp falso” – orientações da Anatel

A Anatel alerta para a crescente incidência do chamado “golpe do WhatsApp falso”, em que…

7 dias ago

Inteligência Artificial agiliza 4 milhões de processos na Procuradoria Geral de São Paulo

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) já colhe frutos da migração para…

3 semanas ago

Justiça do Trabalho aciona PF e ANPD por acesso massivo e não autorizado em 21 tribunais

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) informou a ocorrência de um incidente de…

4 semanas ago

A Ilusão Digital: Deepfakes e a Nova Fronteira da Fraude Corporativa

A linha que separa o real do artificial está se tornando perigosamente tênue. Se antes…

1 mês ago

ANPD vira agência e ganhará 200 cargos de especialista em regulação de proteção de dados

No último dia 17 de setembro, foi assinado um pacote legislativo que redefine o papel…

1 mês ago