ProtonMail fornece às autoridades suíças os dados do usuário

ProtonMail é um serviço de e-mail bem conhecido e conceituado e geralmente recomendado para usuários que buscam se distanciar das práticas de segurança menos do que ideais do Google . Infelizmente, no entanto, ProtonMail foi recentemente forçado a cooperar com as autoridades suíças no fornecimento de dados do usuário (data de criação da conta), que foram posteriormente entregues às autoridades de segurança americanas e agências de fiscalização.

Os dados trocados referiam-se a ameaças de violência, algumas das quais dirigidas ao Dr. Anthony Fauci, imunologista e Conselheiro Médico Chefe do Presidente, bem como à sua família.

As autoridades estabeleceram isso por meio do e-mail associado às contas ofensivas nas redes sociais.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos foi capaz de determinar que o acusado usou “uma conta de e-mail de um provedor de serviços de e- mail criptografados seguros com sede na Suíça”, e a declaração pertinente confirma que o serviço em questão era ProtonMail. Também foi determinado que várias contas foram usadas simultaneamente.

É provável que o acusado presumisse que a lei de proteção de dados suíça os manteria longe das garras das autoridades – dos Estados Unidos ou não. A criptografia ponta a ponta do ProtonMail, sem dúvida, teve um papel a desempenhar na confiança do acusado também.

Um artigo recente publicado pela Tages-Anzeiger cita que o Escritório Federal de Polícia da Suíça (Fedpol) confirmou a troca de dados do usuário entre o ProtonMail e as autoridades dos EUA. A Fedpol também chefia a agência de inteligência interna suíça e comentou sobre a cooperação tranquila entre as partes, elogiando a aquiescência de ProtonMail.

A Proton confirmou que os únicos dados fornecidos às autoridades suíças foram a data de criação da conta.

Um porto não tão seguro

O fato de ProtonMail ter se estabelecido na Suíça já foi um ponto de elogio para o serviço de correio. No entanto, apesar do fato de a Suíça não ser membro da aliança de vigilância Five or Fourteen Eyes , o país não é de forma alguma um bastião da privacidade digital.

Isso se deve em grande parte às novas leis aprovadas em resposta aos ataques terroristas de 2015 em Paris. ProtonMail criticou anteriormente a introdução dessas leis de vigilância (a Nachrichtendienstgesetzt, ou NDG, e a “BÜPF), alegando que elas levariam à criação de uma” mini NSA “dentro da Suíça.

Anteriormente, o fundador do ProtonMail, Andy Yen, também afirmou que o serviço deixaria totalmente a Suíça, em vez de cooperar com o BÜPF. Nenhuma medida foi tomada, no entanto, e ProtonMail permaneceu ancorado no país e, portanto, obrigado a cumprir a lei de vigilância suíça que fornece assistência jurídica aos Estados Unidos.

Hermann Santos de Almirante

Recent Posts

OpenAI implementa verificação de URLs para bloquear roubo de dados por agentes de IA

A OpenAI publicou um post técnico em seu blog em 28 de janeiro de 2026,…

5 dias ago

Quase 200 apps de IA para iOS encontrados vazando dados de usuários, dizem pesquisadores

A descoberta levanta questionamentos desconfortáveis para a Apple, que frequentemente cita seu rigoroso processo de…

1 semana ago

O Olho Digital que Tudo Vê: A Expansão do Reconhecimento Facial no Brasil e o Perigoso Vácuo da “LGPD Penal”

Enquanto milhões de brasileiros celebravam a chegada de 2026 nas areias de Copacabana ou na…

1 mês ago

Ataques disparam, mas proteção de dados retrocede em pequenos provedores

Menos da metade dos provedores de internet no Brasil estruturou de forma adequada a governança…

1 mês ago

Reconhecimento facial, IA e câmeras corporais avançam sem critério ou transparência?

O relatório “Algoritmos e Direitos: Tecnologias Digitais na Justiça Criminal” mostra que reconhecimento facial, sistemas…

1 mês ago

IA impulsiona boom da Black Friday, mas alimenta surto de phishing

A Black Friday 2025 está testemunhando uma transformação sem precedentes na forma como as pessoas…

2 meses ago