ProtonMail fornece às autoridades suíças os dados do usuário

ProtonMail é um serviço de e-mail bem conhecido e conceituado e geralmente recomendado para usuários que buscam se distanciar das práticas de segurança menos do que ideais do Google . Infelizmente, no entanto, ProtonMail foi recentemente forçado a cooperar com as autoridades suíças no fornecimento de dados do usuário (data de criação da conta), que foram posteriormente entregues às autoridades de segurança americanas e agências de fiscalização.

Os dados trocados referiam-se a ameaças de violência, algumas das quais dirigidas ao Dr. Anthony Fauci, imunologista e Conselheiro Médico Chefe do Presidente, bem como à sua família.

As autoridades estabeleceram isso por meio do e-mail associado às contas ofensivas nas redes sociais.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos foi capaz de determinar que o acusado usou “uma conta de e-mail de um provedor de serviços de e- mail criptografados seguros com sede na Suíça”, e a declaração pertinente confirma que o serviço em questão era ProtonMail. Também foi determinado que várias contas foram usadas simultaneamente.

É provável que o acusado presumisse que a lei de proteção de dados suíça os manteria longe das garras das autoridades – dos Estados Unidos ou não. A criptografia ponta a ponta do ProtonMail, sem dúvida, teve um papel a desempenhar na confiança do acusado também.

Um artigo recente publicado pela Tages-Anzeiger cita que o Escritório Federal de Polícia da Suíça (Fedpol) confirmou a troca de dados do usuário entre o ProtonMail e as autoridades dos EUA. A Fedpol também chefia a agência de inteligência interna suíça e comentou sobre a cooperação tranquila entre as partes, elogiando a aquiescência de ProtonMail.

A Proton confirmou que os únicos dados fornecidos às autoridades suíças foram a data de criação da conta.

Um porto não tão seguro

O fato de ProtonMail ter se estabelecido na Suíça já foi um ponto de elogio para o serviço de correio. No entanto, apesar do fato de a Suíça não ser membro da aliança de vigilância Five or Fourteen Eyes , o país não é de forma alguma um bastião da privacidade digital.

Isso se deve em grande parte às novas leis aprovadas em resposta aos ataques terroristas de 2015 em Paris. ProtonMail criticou anteriormente a introdução dessas leis de vigilância (a Nachrichtendienstgesetzt, ou NDG, e a “BÜPF), alegando que elas levariam à criação de uma” mini NSA “dentro da Suíça.

Anteriormente, o fundador do ProtonMail, Andy Yen, também afirmou que o serviço deixaria totalmente a Suíça, em vez de cooperar com o BÜPF. Nenhuma medida foi tomada, no entanto, e ProtonMail permaneceu ancorado no país e, portanto, obrigado a cumprir a lei de vigilância suíça que fornece assistência jurídica aos Estados Unidos.

Hermann Santos de Almirante

Recent Posts

Serpro convoca parceiros para desenvolvimento de software antifraude

O Serpro, por meio de chamamento público, convida empresas interessadas no desenvolvimento conjunto de uma…

1 semana ago

Justiça reconhece à mãe direito a patrimônio digital de filha falecida

A 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu o…

2 semanas ago

ANPD: controladores têm três dias para comunicar incidentes de segurança

Já está valendo o regulamento sobre comunicação de incidentes de segurança da Autoridade Nacional de Proteção de…

3 semanas ago

Relatórios de transparência salarial preocupam empresas em violar LGPD

Com a imposição recente da obrigação de divulgar relatórios de transparência salarial em seus sites…

4 semanas ago

Reforma do Código Civil prevê a retirada o fim do artigo 19 do Marco Civil da Internet

A proposta de reforma do Código Civil, apresentada ao Senado Federal no dia 26 de fevereiro,…

2 meses ago

ANPD prorroga consultas sobre Anonimização e Direitos dos Titulares

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) prorrogou a consulta à sociedade a respeito…

3 meses ago