No Brasil, apenas 15% preferem privacidade às promoções ou descontos

Uma pesquisa da consultoria KPMG com 1.000 respondentes brasileiros, de todas as regiões e classes sociais, indica que a grande maioria abre mão da privacidade de dados em troca do benefício correto. Só 15% disseram não aceitar qualquer compartilhamento de dados em troca de promoções. 

Segundo o estudo “Qual o futuro da proteção de dados no Brasil?” a privacidade é uma preocupação que escala com a idade. Segundo o estudo, no público de 16 a 24 anos, 54% defendem limites ao monitoramento de sites e redes sociais, proporção que sobe para 65% entre 25 a 44 anos; para 69% entre 45 e 59 anos; e chega a 87% do grupo acima de 60 anos. 

Da mesma forma, a aceitação de uma troca entre as informações pessoais coletadas e a oferta de produtos e serviços varia com a idade. Enquanto 49% de quem tem menos de 24 anos considera essa troca válida, a proporção fica entre 46% e 45% no grupo 25-44 e 45-59 anos, respectivamente, sendo de apenas 33% entre quem tem mais de 60 anos. 

A situação varia conforme o benefício. Por exemplo, 59% dos entrevistados dizem permitir que um aplicativo saiba a sua localização de forma a indicar qual o melhor caminho para alcançar determinado destino. E somente 15% indicaram que não aceitariam trocar dados por descontos ou promoções. 

Assim, 60% dizem que gostariam que assinaturas de serviços fossem automaticamente transferidas em caso de roubo do cartão de crédito. Enquanto 55% queriam que cadastros fossem automaticamente atualizados após uma primeira entrega de dados. 

Ou ainda, 44% indicam que os bancos deveriam monitorar as finanças dos clientes para oferecer promoções. E 27% permitiriam o compartilhamento de dados com todas as empresas das quais são clientes para ter experiências alinhadas ao estilo de vida. 

Hermann Santos de Almirante

Recent Posts

STJ valida software policial CRC (Child Rescue Coalition) que rastreia internet sem ordem judicial

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, que é lícito o…

2 dias ago

Como se proteger e reagir ao golpe do “WhatsApp falso” – orientações da Anatel

A Anatel alerta para a crescente incidência do chamado “golpe do WhatsApp falso”, em que…

1 semana ago

Inteligência Artificial agiliza 4 milhões de processos na Procuradoria Geral de São Paulo

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) já colhe frutos da migração para…

3 semanas ago

Justiça do Trabalho aciona PF e ANPD por acesso massivo e não autorizado em 21 tribunais

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) informou a ocorrência de um incidente de…

4 semanas ago

A Ilusão Digital: Deepfakes e a Nova Fronteira da Fraude Corporativa

A linha que separa o real do artificial está se tornando perigosamente tênue. Se antes…

1 mês ago

ANPD vira agência e ganhará 200 cargos de especialista em regulação de proteção de dados

No último dia 17 de setembro, foi assinado um pacote legislativo que redefine o papel…

2 meses ago