Compras de tics
A Secretaria de Governo Digital publicou nesta quarta, 24 de março de 2021 uma série de mudanças na Instrução Normativa 1, o principal instrumento que disciplina as compras públicas de tecnologia da informação e comunicações. Além de atualizar as regras à Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/18), o ajustes envolvem maior detalhamento de preços quando forem contratadas estatais. Também esclarecem melhor o direito de uso dos softwares desenvolvidos para o governo.
“Há mudanças que todos precisamos assimilar e aplicar, inclusive nas contratações de TIC, que é a proteção de dados. Definimos, por exemplo, os requisitos e as obrigações de segurança da informação e privacidade nas contratações, em consonância com a LGPD e seguindo as diretrizes agora vigentes e ditadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados”, diz o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.
As mudanças entram em vigor em 1º de julho deste ano. Além da definição de requisitos de segurança da informação e privacidade, há ajustes que envolvem serviços voltados ao portal único do governo (Gov.br), a reorganização de fiscalização dos contratos, a aceitação de certificados internacionais para salas-cofre e a questão dos direitos aos softwares decorrente de contratações públicas.
Nesse último caso, a IN 1 passa a prever que “os direitos relativos aos software desenvolvidos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do SISP em decorrência de relação contratual, ou de vínculo trabalhista, pertencem ao órgão ou à entidade contratante”. Além disso, fica “vedado aos agentes públicos ou terceiros apropriarem-se, para fins comerciais, dos software contratados.”
Os ajustes também afetam a contratação das empresas públicas de TI, como Serpro e Dataprev. Assim, “nas contratações realizadas com empresas públicas de TIC, os órgãos e entidades do SISP deverão solicitar, junto com a proposta comercial, os demonstrativos de formação de preços de cada serviço e sistema objeto da proposta, em nível de detalhamento que permita a identificação dos recursos produtivos utilizados (insumos), com as respectivas quantidades e custos”.
* Com informações do Ministério da Economia
A Black Friday 2025 está testemunhando uma transformação sem precedentes na forma como as pessoas…
Sabe aquela regulamentação europeia de proteção de dados que virou pesadelo para pequenas empresas? Pois…
Dario Amodei, CEO da empresa de inteligência artificial Anthropic, emitiu alertas severos sobre os perigos…
A Anthropic divulgou uma estrutura de código aberto em 13 de novembro para medir o…
A fabricante chinesa de brinquedos FoloToy suspendeu as vendas de seu ursinho de pelúcia com…
A Apple revisou suas políticas da App Store na quinta-feira para exigir explicitamente que os…