600 decisoes
Com menos de um ano de vigência, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais já embasou cerca de 600 (seiscentas) decisões de Tribunais brasileiros, nas quais cidadãos questionam o uso de seus dados por empresas.
A informação é da Folha de São Paulo, com base em levantamento realizado pela Juit – Tecnologia Jurídica, empresa especializada na utilização de ferramentas automatizadas para fazer varreduras em Tribunais.
De acordo com a notícia, “chama a atenção o receio com a exposição de informações pessoais em diários oficiais e de documentos de tribunais visíveis em buscadores como o Google. Cidadãos não querem digitar o nome na internet e encontrar, de cara, um processo trabalhista do passado, seu endereço ou uma multa, por exemplo.”
Além disso, do total de decisões analisadas, 74% estão restritas ao Estado de São Paulo, o que demonstra que ainda há um longo caminho a percorrer para a estabilização, em território nacional, das decisões sobre o tema.
Segundo a reportagem, “especialistas já identificaram algumas tendências, como o apreço pela base legal do consentimento – uma das que determina a autorização expressa do cidadão para a coleta de um dado pessoal – e o entendimento de que um vazamento não necessariamente gera indenização por dano moral. Ou seja, é preciso comprovar a relação entre um celular exposto indevidamente na internet, por exemplo, e o assédio de telemarketing.”
Vale destacar que as sanções administrativas previstas na LGPD entram em vigor apenas em 1º de Agosto de 2021, fator que deve aumentar o ajuizamento de processos a ela relacionados.
A Black Friday 2025 está testemunhando uma transformação sem precedentes na forma como as pessoas…
Sabe aquela regulamentação europeia de proteção de dados que virou pesadelo para pequenas empresas? Pois…
Dario Amodei, CEO da empresa de inteligência artificial Anthropic, emitiu alertas severos sobre os perigos…
A Anthropic divulgou uma estrutura de código aberto em 13 de novembro para medir o…
A fabricante chinesa de brinquedos FoloToy suspendeu as vendas de seu ursinho de pelúcia com…
A Apple revisou suas políticas da App Store na quinta-feira para exigir explicitamente que os…