Justicadotrabalho
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) informou a ocorrência de um incidente de segurança no Processo Judicial Eletrônico (PJe), em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O caso envolveu acessos não autorizados a documentos processuais em diversos tribunais.
A falha técnica foi inicialmente identificada em 15 de agosto de 2025 e corrigida de forma imediata, segundo o CSJT, sem comprometer a integridade ou o andamento dos processos. No entanto, no início de outubro, foi detectado um acesso incomum e em grande volume a diferentes processos de forma simultânea, levando o órgão a bloquear a entrada suspeita no sistema.
De acordo com o levantamento preliminar, 21 dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) foram impactados. Para garantir transparência, o CSJT criou um hotsite em que as partes podem verificar se seus processos foram acessados.
O Conselho informou ainda que a Polícia Federal e a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foram acionadas. A utilização indevida das informações já está sob investigação policial. Nos casos de processos em segredo de justiça, a legislação assegura proteção especial, e qualquer uso irregular dos dados poderá ser punido.
O CSJT afirmou estar trabalhando em conjunto com os TRTs e demais autoridades para fortalecer os mecanismos de monitoramento e ampliar a segurança do sistema eletrônico da Justiça do Trabalho.
A Black Friday 2025 está testemunhando uma transformação sem precedentes na forma como as pessoas…
Sabe aquela regulamentação europeia de proteção de dados que virou pesadelo para pequenas empresas? Pois…
Dario Amodei, CEO da empresa de inteligência artificial Anthropic, emitiu alertas severos sobre os perigos…
A Anthropic divulgou uma estrutura de código aberto em 13 de novembro para medir o…
A fabricante chinesa de brinquedos FoloToy suspendeu as vendas de seu ursinho de pelúcia com…
A Apple revisou suas políticas da App Store na quinta-feira para exigir explicitamente que os…