Justicadotrabalho
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) informou a ocorrência de um incidente de segurança no Processo Judicial Eletrônico (PJe), em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O caso envolveu acessos não autorizados a documentos processuais em diversos tribunais.
A falha técnica foi inicialmente identificada em 15 de agosto de 2025 e corrigida de forma imediata, segundo o CSJT, sem comprometer a integridade ou o andamento dos processos. No entanto, no início de outubro, foi detectado um acesso incomum e em grande volume a diferentes processos de forma simultânea, levando o órgão a bloquear a entrada suspeita no sistema.
De acordo com o levantamento preliminar, 21 dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) foram impactados. Para garantir transparência, o CSJT criou um hotsite em que as partes podem verificar se seus processos foram acessados.
O Conselho informou ainda que a Polícia Federal e a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foram acionadas. A utilização indevida das informações já está sob investigação policial. Nos casos de processos em segredo de justiça, a legislação assegura proteção especial, e qualquer uso irregular dos dados poderá ser punido.
O CSJT afirmou estar trabalhando em conjunto com os TRTs e demais autoridades para fortalecer os mecanismos de monitoramento e ampliar a segurança do sistema eletrônico da Justiça do Trabalho.
A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) já colhe frutos da migração para…
A linha que separa o real do artificial está se tornando perigosamente tênue. Se antes…
No último dia 17 de setembro, foi assinado um pacote legislativo que redefine o papel…
A Comissão Europeia, em 5 de setembro de 2025, iniciou formalmente o processo para reconhecer…
A internet abriu um universo de possibilidades para todas as gerações. Para a população idosa,…
Com com grande entusiasmo vemos a entrega dos subsídios para a elaboração da Política Nacional…