Interoperaveis
A integração dos dados dos órgãos do governo para atender solicitações de serviços já alcança 45 órgãos federais ligados ao sistema Conecta Gov. O acesso a diferentes bases de dados já é aplicado em 568 diferentes serviços do governo brasileiro. Segundo a secretaria de governo digital do Ministério da Economia, são serviços como a fila de transplantes do Sistema Único de Saúde, ou a obtenção do Benefício de Prestação Continuada, do INSS.
“O programa melhora a experiência do cidadão com os serviços públicos através da interoperabilidade de dados”, ressalta a diretora de Inteligência de Dados da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Emmanuelle Oliveira. “A troca de dados entre os diversos sistemas de governo acontece de forma que o cidadão tenha um menor esforço no preenchimento das suas informações”.
“As pessoas estavam gastando em média 15 a 30 minutos mesmo em serviços que já eram digitais”, observa o coordenador-geral de Plataforma de Dados e Informações, Renan Gaya. “Parece pouco na comparação serviço analógico com o digital, mas as pessoas gastam dados no celular e isso impacta naquelas de baixa renda, impacta também na acessibilidade. Às vezes, é o que determina utilizar ou não um serviço digital”.
* Com informações do ME
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, que é lícito o…
A Anatel alerta para a crescente incidência do chamado “golpe do WhatsApp falso”, em que…
A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) já colhe frutos da migração para…
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) informou a ocorrência de um incidente de…
A linha que separa o real do artificial está se tornando perigosamente tênue. Se antes…
No último dia 17 de setembro, foi assinado um pacote legislativo que redefine o papel…