Com inteligência de dados, PCSP recupera mais de 11 mil celulares roubados ou furtados

Cerca de mil notificações foram enviadas para celulares que, roubados ou furtados, estão com restrição criminal. A ação da Polícia Civil do Estado de São Paulo faz parte do sistema SP Mobile, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), criada para recuperar os aparelhos. Os donos foram identificados após o cruzamento de informações de boletins de ocorrência com os dados fornecidos pelas operadoras de telefonia.

As pessoas notificadas terão três dias para comparecer à delegacia e comprovar a legalidade do aparelho ou fazer a devolução voluntariamente. Caso não atendam à intimação, poderão responder por crime de receptação, dependendo da situação.

Segundo o coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba, o sistema está avançando e sendo constantemente aprimorado. “O objetivo é desarticular organizações criminosas de receptação de celulares. O objetivo é entender como o esquema funciona e o avanço do comércio irregular de celulares, além de contribuir com a queda dos índices criminais de roubos e furtos dos aparelhos”, disse.

O SP Mobile foi implantado em junho deste ano e emite as notificações mensalmente. Além das notificações, os agentes também fazem buscas a partir de mandados judiciais e fiscalizações em estabelecimentos comerciais. Segundo o governo estadual, mais de 11 mil aparelhos foram recuperados por meio de comparecimentos, buscas e ações das Polícias Civil e Militar contra estabelecimentos e pontos de receptação, venda e comercialização de celulares produtos de crime.

A Secretaria de Segurança Pública registrou a entrega espontânea de aparelhos por pessoas que não receberam notificação. “As pessoas estão mais atentas à procedência dos celulares que adquirem, preocupadas com a idoneidade do aparelho e confiando mais no trabalho das forças de segurança. Mesmo sem serem notificadas, procuraram a polícia por desconfiarem da origem do aparelho, o que contribui muito com as investigações”, completou Sebba.

O sistema SP Mobile foi desenvolvido pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) e identifica os celulares notificados através do cruzamento de informações de boletins de ocorrência com os dados fornecidos pelas operadoras de telefonia.

*Da Agência Brasil

Hermann Santos de Almirante

Recent Posts

IA impulsiona boom da Black Friday, mas alimenta surto de phishing

A Black Friday 2025 está testemunhando uma transformação sem precedentes na forma como as pessoas…

2 dias ago

GDPR mais simples: Iniciativa da Comissão Europeia para Redução de Burocracia e Melhoria da Competitividade

Sabe aquela regulamentação europeia de proteção de dados que virou pesadelo para pequenas empresas? Pois…

1 semana ago

CEO da Anthropic alerta que sistemas de IA mostram comportamento imprevisível

Dario Amodei, CEO da empresa de inteligência artificial Anthropic, emitiu alertas severos sobre os perigos…

2 semanas ago

Anthropic lança ferramenta para medir viés político de IA

A Anthropic divulgou uma estrutura de código aberto em 13 de novembro para medir o…

2 semanas ago

Urso de pelúcia com IA é recolhido após dar conselhos sexuais a crianças

A fabricante chinesa de brinquedos FoloToy suspendeu as vendas de seu ursinho de pelúcia com…

2 semanas ago

Apple exige que aplicativos divulguem compartilhamento de dados de IA

A Apple revisou suas políticas da App Store na quinta-feira para exigir explicitamente que os…

2 semanas ago