Crescimento comercio eletronico
A dependência maior da internet em 2020 fez dispararem 86,8% as reclamações relacionadas a comércio eletrônico no portal Consumidor.gov.br. E se as broncas relacionadas a compra e venda pela web acompanham a maior intensidade do canal, o ambiente online salienta um problema adicional: a proteção de dados.
“Temos problemas relacionados à proteção de dados dos consumidores. Bancos de dados e cadastros de consumidores aparecem com destaque na nossa plataforma Consumidor.gov.br. Sabemos que muitos consumidores ficaram sujeitos a alguns golpes cometidos em ambiente virtual, ainda se adaptando à nova realidade do comércio eletrônico, de utilizar mecanismos digitais”, afirmou a secretária nacional do consumidor, Juliana Domingues.
Segundo números divulgados pela Senacon nesta segunda, 15/3, problemas com “bancos de dados e cadastros de consumidores” foram o segundo assunto que isoladamente mais levou a queixas no portal de mediação do Ministério da Justiça, 6,5% de 1,19 milhão que reclamações, atrás apenas de demandas sobre cartão de crédito ou débito (7,6% do total).
“Estamos fazendo todo um trabalho de educação para o consumo, alertando sobre esses riscos. Proteção de dados do consumidor é um dos focos dos trabalhos da Senacon em 2021. Ainda neste mês vamos assinar um acordo de cooperação técnica com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados nesse sentido. Já temos um núcleo tratando desse tema no Conselho nacional de Defesa do Consumidor.”
A Black Friday 2025 está testemunhando uma transformação sem precedentes na forma como as pessoas…
Sabe aquela regulamentação europeia de proteção de dados que virou pesadelo para pequenas empresas? Pois…
Dario Amodei, CEO da empresa de inteligência artificial Anthropic, emitiu alertas severos sobre os perigos…
A Anthropic divulgou uma estrutura de código aberto em 13 de novembro para medir o…
A fabricante chinesa de brinquedos FoloToy suspendeu as vendas de seu ursinho de pelúcia com…
A Apple revisou suas políticas da App Store na quinta-feira para exigir explicitamente que os…