Reconhecimento facial
Dois dos principais órgãos de proteção à privacidade da União Europeia divulgaram nesta segunda, 21/6, um manifesto conjunto no qual defendem o banimento de tecnologias de reconhecimento facial em espaços públicos. O posicionamento é uma resposta ao projeto de regras da União Europeia que permitiria o uso da tecnologia na segurança pública.
O Comitê Europeu de Proteção de Dados (EDPB) e a Autoridade Europeia de Proteção de Dados (EDPS) consideram que o risco de utilização das tecnologias de reconhecimento biométrico é demasiado elevado e representa na prática o fim da privacidade.
“A implantação da identificação biométrica remota em espaços acessíveis ao público significa o fim do anonimato nesses locais”, disse a presidente da EDPB, Andrea Jelinek, e a EDPS, Wojciech Wiewiórowski, na declaração conjunta. “Aplicativos como o reconhecimento facial ao vivo interferem com os direitos e liberdades fundamentais a tal ponto que podem questionar a essência desses direitos e liberdades. Isso exige uma aplicação imediata da abordagem de precaução.”
A EDPB inclui todas as autoridades nacionais de proteção de dados da União Europeia, enquanto a EDPS monitora a Comissão Europeia e outras instituições do bloco – e seria uma das integrantes do novo Conselho Europeu de Inteligência Artificial segundo regras propostas pela CE.
A Comissão Europeia propôs um regulamento que colocaria salvaguardas estritas sobre o uso de inteligência artificial, com prováveis implicações para a IA global. A proposta classifica os sistemas de identificação biométrica remota em tempo real – incluindo sistemas de reconhecimento facial – como de alto risco, mas não proíbe o uso. Para a EDPB e a EDPS, a proposta não é adequada.
As duas entidades pedem uma proibição geral do uso de inteligência artificial para o reconhecimento automatizado de recursos biométricos em espaços acessíveis ao público. Isso inclui imagens faciais, assim como marcha, impressões digitais e outros identificadores.
A Black Friday 2025 está testemunhando uma transformação sem precedentes na forma como as pessoas…
Sabe aquela regulamentação europeia de proteção de dados que virou pesadelo para pequenas empresas? Pois…
Dario Amodei, CEO da empresa de inteligência artificial Anthropic, emitiu alertas severos sobre os perigos…
A Anthropic divulgou uma estrutura de código aberto em 13 de novembro para medir o…
A fabricante chinesa de brinquedos FoloToy suspendeu as vendas de seu ursinho de pelúcia com…
A Apple revisou suas políticas da App Store na quinta-feira para exigir explicitamente que os…