O Google Tradutor é prejudicial à sua privacidade?

O Google Translate é uma ferramenta extremamente útil para quem precisa traduzir textos rapidamente. O que você pode não perceber, entretanto, é que o Google pode colher informações do texto que você traduz. Isso cria riscos de privacidade, que são vitais entender antes de usar o serviço.

O Google Tradutor é privado?

Desde que o Google lançou o Google Translate em 2006, ele cresceu para incluir mais de 100 idiomas. O serviço é incrivelmente popular, com os usuários contando com ele para traduzir textos estrangeiros em seu idioma nativo para que também possam lê-los.

As informações enviadas aos servidores do Google, usando serviços como o Google Translate, podem ser analisadas por seus algoritmos.

O serviço de tradução gratuito do Google oferece excelentes funcionalidades e ajuda a tornar as informações de todos os cantos do globo mais acessíveis. Dito isso, é importante entender suas limitações e por que nem sempre é adequado para o trabalho de tradução de documentos. 

No que diz respeito à privacidade, é sempre importante compreender os termos e condições que afetam um serviço. Para o Google Translate, estes são os Termos de Serviço e a política de privacidade gerais do Google.

Infelizmente, isso inclui termos que explicam que as informações enviadas aos servidores do Google, usando serviços como o Google Translate, podem ser analisadas por seus algoritmos e usadas de várias maneiras. 

Como resultado desses termos, é importante considerar cuidadosamente as informações que você fornece ao tradutor. A versão gratuita e publicamente disponível do Google Translate quase certamente resulta na capacidade do Google de analisar dados com seus poderosos algoritmos.

Isso significa que o Google pode usar as informações que você inserir para melhorar seus serviços, tomar decisões de marketing ou criar fontes de receita por algum outro meio.

Assim, se você traduzir informações confidenciais usando o Google Translate, isso pode levar a uma violação de privacidade. Isso pode causar problemas para uma empresa, por exemplo, devido a falhas de proteção de dados e conformidade de privacidade de dados. 

Existe uma diferença entre o Google Translate e o Google Cloud Translation API?

A resposta a esta pergunta é sim , e é muito importante que você faça a distinção entre esses dois serviços distintos.

Você deve ter notado que pesquisar no Google por informações sobre a privacidade que você obtém ao usar seus serviços de tradução resulta na exibição das seguintes informações na parte superior dos resultados. Google afirma :

À primeira vista, os termos acima fazem parecer seguro usar o Google Translate. No entanto, esses termos são, na verdade, para a API Cloud Translation do Google – uma integração de tradução paga que tem uma política de privacidade distinta da do Google Translate. 

O serviço Cloud Translation API do Google tem seus próprios termos separados, que fornecem níveis mais altos de privacidade de dados do que a declaração de privacidade geral do Google.

Infelizmente, são os termos globais do Google que se aplicam à versão gratuita e publicamente disponível do Google Translate, portanto, você não deve esperar esse nível de privacidade ao usar o serviço. 

Posso usar outro tradutor automático baseado na web?

Embora haja uma variedade de serviços e aplicativos de tradução disponíveis no mercado, é importante notar que a grande maioria dos tradutores livres tem problemas semelhantes aos do Google Translate no que diz respeito à privacidade de dados. 

É por isso que os sites de tradução profissional alertam os consumidores que é vital usar um serviço de tradução verdadeiramente confidencial e profissional sempre que eles solicitarem serviços de tradução profissional para documentos confidenciais. 

A grande maioria dos tradutores livres tem problemas semelhantes aos do Google Translate.

Se você pretende usar um serviço de tradução automatizado para realizar traduções para o seu negócio, ou para traduzir informações e documentos confidenciais, é extremamente importante que você leia atentamente a política de privacidade e os termos de serviço do serviço de tradução. 

Analisar a política de privacidade e os termos de serviço permitirá que você veja como seus dados são coletados, armazenados e processados ​​pelo desenvolvedor do aplicativo e por terceiros.

No final das contas, você pode precisar pagar por um serviço de tradução confidencial que não analisa seus dados e os usa para fins secundários, se você quiser manter seus dados privados.

Por ProPrivacy

Hermann Santos de Almirante

Recent Posts

Justiça reconhece à mãe direito a patrimônio digital de filha falecida

A 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu o…

3 dias ago

ANPD: controladores têm três dias para comunicar incidentes de segurança

Já está valendo o regulamento sobre comunicação de incidentes de segurança da Autoridade Nacional de Proteção de…

1 semana ago

Relatórios de transparência salarial preocupam empresas em violar LGPD

Com a imposição recente da obrigação de divulgar relatórios de transparência salarial em seus sites…

2 semanas ago

Reforma do Código Civil prevê a retirada o fim do artigo 19 do Marco Civil da Internet

A proposta de reforma do Código Civil, apresentada ao Senado Federal no dia 26 de fevereiro,…

2 meses ago

ANPD prorroga consultas sobre Anonimização e Direitos dos Titulares

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) prorrogou a consulta à sociedade a respeito…

2 meses ago

ANPD sanciona INSS e Secretaria de Educação do DF por violações à LGPD

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) publicou, nesta semana, decisões em dois processos sancionadores um: em face do Instituto…

2 meses ago