Dataprev vai contratar ‘hackers do bem’ para testar aplicações na internet

A Dataprev abriu uma consulta pública para a contratação de empresa para proceder a 12 testes e 12 retestes de intrusão para 12 aplicações disponibilizadas na internet, que ficam hospedadas nos data centers da Dataprev no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. 

As 12 aplicações pertencem ao ambiente de produção e homologação. Não haverá testes em aplicações móveis e wireless, nem em APIs ou análise de código fonte das aplicações.

Como aponta a estatal, os objetivos dos testes serão o de testar e aperfeiçoar os controles de segurança implementados e aumentar o grau de maturidade da equipe de segurança para ações na infraestrutura da Dataprev, de acordo com as lições aprendidas com os resultados dos testes. 

Os ataques incluem SQL Injection, Directory Transversa, Buffer Overflow, Remote Code Inclusion, File Disclosure, Sequestro de Conexões,, Brute Force Login, Descoberta de Credenciais, Eavesdropping, Escalonamento de privilégios, Defacement, PHP Injection, Command Injection Script Injection, Misconfiguration, Server Side Includes (SSI) Injection, Information Leakage, Zero day attacks, Comprometimento do acesso remote, Encobrimento de rastros da invasão, Vírus, Worms e Cavalos de Tróia, etc. 

O cronograma da consulta prevê recebimento de eventuais questionamentos e/ou solicitações de esclarecimentos até 5 de agosto, com a divulgação no site dos questionamentos recebidos e respectivas respostas em 19/8. As inscrições dos interessados na participação da videoconferência com as equipes técnicas e de licitação para dirimir possíveis dúvidas devem ser realizadas pelo email consultapublica.dataprev@dataprev.gov.br ou por telephone (21 3616-7000), até 23 de agosto. A videoconferência será em 25 de agosto. 

A divulgação do Termo de Referência com alterações, se necessárias, será em 16 de setembro. E o encaminhamento das Propostas contendo as respectivas Estimativas de Preços em conformidade com o Termo de Referência eventualmente ajustado em decorrência de questionamentos e/ou solicitações de esclarecimentos apresentados, até 23 de setembro.

Hermann Santos de Almirante

Recent Posts

OpenAI implementa verificação de URLs para bloquear roubo de dados por agentes de IA

A OpenAI publicou um post técnico em seu blog em 28 de janeiro de 2026,…

5 dias ago

Quase 200 apps de IA para iOS encontrados vazando dados de usuários, dizem pesquisadores

A descoberta levanta questionamentos desconfortáveis para a Apple, que frequentemente cita seu rigoroso processo de…

1 semana ago

O Olho Digital que Tudo Vê: A Expansão do Reconhecimento Facial no Brasil e o Perigoso Vácuo da “LGPD Penal”

Enquanto milhões de brasileiros celebravam a chegada de 2026 nas areias de Copacabana ou na…

1 mês ago

Ataques disparam, mas proteção de dados retrocede em pequenos provedores

Menos da metade dos provedores de internet no Brasil estruturou de forma adequada a governança…

1 mês ago

Reconhecimento facial, IA e câmeras corporais avançam sem critério ou transparência?

O relatório “Algoritmos e Direitos: Tecnologias Digitais na Justiça Criminal” mostra que reconhecimento facial, sistemas…

1 mês ago

IA impulsiona boom da Black Friday, mas alimenta surto de phishing

A Black Friday 2025 está testemunhando uma transformação sem precedentes na forma como as pessoas…

2 meses ago