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Jeff Bezos tem uma arma escondida: seus dados. Embora o império de varejo da Amazon seja construído em uma complexa teia de infraestrutura e práticas de trabalho obscuras , seu sucesso de vendas se baseia em um conhecimento complexo do que milhões de pessoas compram e navegam todos os dias.

Imagem amazon

A Amazon está obcecada por seus dados desde que era uma livraria online. Quase duas décadas atrás, o diretor de tecnologia da empresa, Werner Vogels, disse que a empresa tenta “coletar o máximo de informações possível” para fornecer recomendações às pessoas. E, conforme a Amazon se expandiu, o mesmo aconteceu com sua operação de coleta de dados. “Acontece que eles vendem produtos, mas são uma empresa de dados”, disse um ex-executivo da Amazon à BBC em 2020.

A Amazon sabe muito sobre você. Isso inclui tudo que você faz no ecossistema da Amazon: das milhares de pesquisas que você faz em seu aplicativo ou site a cada clique individual, rolar e movimento do mouse. São muitos dados – e isso é apenas o começo. Pessoas que solicitaram seus dados da Amazon receberam centenas de arquivos , incluindo uma década de seu histórico de compras e milhares de clipes de voz gravados por dispositivos Alexa .

“A razão pela qual as compras online através da Amazon são tão convenientes é porque a empresa passou anos consolidando seu poder e alcance”, disse Sara Nelson, diretora do programa de Exploração de Dados Corporativos do grupo de liberdades civis Privacy International. “A empresa está em posição de coletar grandes quantidades de dados – por meio de sua plataforma de compras, mas também por meio de suas câmeras Ring, assistentes de voz Alexa, serviços da web, serviços de entrega, serviços de streaming e seus muitos outros fluxos de negócios.” E agora a Amazon está se movendo para a área de saúde – algo que Nelson diz ser preocupante.

A coleta de dados da Amazon também está supostamente colocando-a no lado errado dos reguladores. Em 10 de junho, o The Wall Street Journal informou que os reguladores de proteção de dados em Luxemburgo, onde fica a sede europeia da Amazon, estão preparando uma multa de US $ 425 milhões no GDPR em resposta à forma como usa os dados pessoais das pessoas – embora nenhum detalhe específico tenha sido fornecido porta-voz não quis comentar sobre a multa potencial. Os reguladores anticoncorrência também estão analisando o uso de dados pela empresa. E os governos estão exigindo mais dados da Amazon , incluindo informações das gravações Ring e Alexa.O que a Amazon sabe sobre você

Vamos começar com o aviso de privacidade da Amazon . Com mais de 4.400 palavras, não é de surpreender que a maioria das pessoas não o leia, mas mostra claramente o que a Amazon faz com seus dados. Em termos gerais, as informações que a Amazon coleta sobre você vêm de três fontes. São eles: os dados que você fornece quando usa a Amazon (e seus outros serviços, como a leitura de livros do Kindle), os dados que ele pode coletar automaticamente (informações sobre seu telefone e sua localização) e, finalmente, as informações que obtém de terceiros partes (verificações de crédito para descobrir se sua conta é fraudulenta, por exemplo).

O objetivo final de toda essa coleta de dados? Para ajudar a vender mais coisas. A Amazon usará suas informações pessoais – e tudo o que puder aprender sobre o que você gosta e não gosta – para mostrar recomendações de coisas que acha que você pode comprar. De forma mais ampla, ele também pode ter uma ideia de seus vendedores mais populares e do comportamento de compra das pessoas.

“Os dados pessoais sobre compras são extremamente confidenciais”, diz Carissa Véliz, professora associada do Instituto de Ética da Universidade de Oxford. “Pode falar sobre o estado de saúde de uma pessoa, suas tendências políticas, suas práticas sexuais e muito mais. As pessoas compram todos os tipos de coisas na Amazon, de livros e filmes a itens relacionados à saúde. Adicione a esses dados pessoais de Alexa, e fica ainda mais preocupante. ”

Ele também usa informações, como sua localização, para garantir que as coisas que você compra sejam realmente entregues a você. “Processamos suas informações pessoais para operar, fornecer e melhorar os serviços Amazon que oferecemos aos nossos clientes”, diz o aviso de privacidade da empresa. Ele também expõe amplamente os argumentos legais para todos os dados que coleta.

Vejamos as informações que você fornece à Amazon. Você deve presumir que tudo o que você faz no site, nos aplicativos ou em qualquer um de seus produtos da Amazon é salvo de alguma forma. Cada pedido que você faz na Amazon, cada programa que você assiste no Prime, cada música que você ouve no Amazon Music e cada pedido que você faz a Alexa é rastreado e armazenado.

A política de privacidade da Amazon diz que, dependendo de suas configurações, você pode fornecer seu nome, endereço, número de telefone, idade, localização, dados bancários, informações de histórico de crédito, listas de reprodução, listas de observação, listas de desejos, gravações de voz, credenciais de Wi-Fi, e todas as fotos que você carregou em seu perfil, bem como os nomes, e-mails e endereços de pessoas em seus contatos. E se você vende itens na Amazon, ela pode obter seu IVA e outras informações comerciais.

As informações automáticas que a Amazon coleta é onde as coisas ficam um pouco mais assustadoras. São todos dados sobre como e quando você usa os produtos da Amazon. O jornalista freelance Riccardo Coluccini recebeu uma tabela com 12.048 linhas detalhando todos os cliques que ele fez no site da Amazon. “Os valores referem-se ao dia e hora em que uma determinada página é visitada, o endereço IP e o dispositivo usado, a geolocalização – se possível – com base no endereço IP e o nome da empresa de telecomunicações que oferece o serviço de internet”, ele escreveu em 2018 . Da mesma forma, outras solicitações de dados para a Amazon mostram como o Kindle registra a data, o tempo gasto na leitura e com que frequência você copia ou destaca partes de livros. Da mesma forma, registro de Campainhas cada registro de movimento que detectam e cada toque feito no aplicativo Ring.

Os detalhes do aviso de privacidade da Amazon podem coletar automaticamente seu endereço IP, detalhes de login, a localização do computador, erros de registros do seu dispositivo ao usar seus serviços, suas preferências de aplicativo, detalhes de cookies, identificadores vinculados ao seu telefone ou computador e todos os URLs que você clica, incluindo informações de interação da página “como rolagem, cliques e passagem do mouse”. Não é incomum que as empresas coletem e registrem todas as suas interações com seus produtos – elas podem ser usadas para melhorar os produtos e identificar bugs – mas essas informações aumentam rapidamente. A Amazon afirma que os dados que coleta podem ser usados ​​para melhorar seus serviços, bem como cumprir obrigações legais e outros fins. “Não estamos no negócio de vender as informações pessoais de nossos clientes a terceiros”, diz seu aviso de privacidade.

O último tipo de informação que a Amazon coleta sobre você é a de terceiros. Isso pode incluir endereços de entrega atualizados se uma empresa de entrega descobrir que há um problema com o que você forneceu; informações sobre contas e compras de “comerciantes com os quais operamos negócios de marca conjunta”; informações sobre “interações” com subsidiárias da Amazon (há muitas delas e elas têm suas próprias políticas de privacidade); informações sobre dispositivos que você vinculou a Alexa; e histórico de crédito obtido como parte de seus esforços para detectar fraudes.Como parar o rastreamento

É impossível impedir que a Amazon rastreie você completamente – se você vai comprar com a Amazon, então a Amazon irá coletar seus dados – mas existem algumas etapas que você pode seguir para limitar as informações que ela pode coletar e usar. Alguns deles são fornecidos pela própria Amazon, enquanto outros envolvem ajustes nas configurações do seu navegador e o uso de outras ferramentas.

Primeiro, se você estiver interessado nos dados que a Amazon armazenou sobre você, pode usar suas ferramentas de download para acessar alguns deles . Isso fornecerá apenas um subconjunto do que a Amazon tem, e você terá que fazer uma solicitação de acesso de assunto para obter tudo.

Além disso, existem alguns controles da Amazon que podem melhorar sua privacidade. Alexa e Ring , por exemplo, têm seus próprios hubs de privacidade onde você pode excluir gravações e gerenciar configurações de privacidade. Mas para a maioria das informações da Amazon, você precisará de sua conta principal. Você pode desativar a exibição de anúncios personalizados da Amazon com base no que infere sobre seus interesses e gostos – embora você ainda verá recomendações com base em suas compras anteriores na Amazon. (Eles podem ser ajustados, mas não desativados, aqui .) Você também deve considerar desativar os cookies de publicidade , que permitem que terceiros coletem suas informações. Lista de parceiros de cookies de terceiros da Amazoninclui mais de 75 empresas, que vão do Facebook ao gigante dos jogos móveis King.

Você também pode desligar seu histórico de navegação na Amazon – embora o impacto disso seja discutível. “A Amazon pode manter seu histórico de navegação oculto”, diz uma página de configurações da Amazon . “Quando você desativa o seu histórico de navegação, não mostramos os itens nos quais você clica ou as pesquisas que você faz a partir deste dispositivo.” Isso não significa que os dados sejam excluídos. Véliz diz que pode ser extremamente difícil fazer com que a Amazon exclua dados pessoais. “Você verá que não há como excluir seu histórico de compras – nada disso, nem mesmo as coisas que você comprou há uma década”, diz ela. “A melhor coisa que você pode fazer é esconder seu histórico de compras de si mesmo, o que é ridículo, e mesmo isso não funciona bem às vezes.” (O arquivamento de pedidos pode ser feito na página de pedidos, que inclui um menu suspenso para cada ano em que você teve uma conta da Amazon).

Além das próprias ferramentas da Amazon, se você quiser limitar o quanto a Amazon pode rastreá-lo, você precisará usar um navegador de privacidade . Eles podem desativar cookies de terceiros automaticamente e impedir que você seja rastreado na web. Se você não quiser que as pesquisas sejam vinculadas à sua conta da Amazon, você também precisa se certificar de que está desconectado. Também existe a opção de pesquisar – e comprar – produtos diretamente de fabricantes ou outros vendedores online. E, se você realmente não deseja ser rastreado pela Amazon, existe a opção nuclear: Exclua sua conta da Amazon .

Esta história apareceu originalmente no WIRED UK .

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