Sobre a multa à Google na Europa

  • A Google foi multada em € 392 milhões pela Comissão Europeia por violações da Lei Geral de Proteção de Dados (GDPR).
  • A multa foi aplicada por causa da forma como a Google coleta e usa dados de usuários para fins de publicidade.
  • A Google está contestando a multa.

A multa à Google na Europa refere-se a várias multas aplicadas pela Comissão Europeia à Google por supostas violações das leis antitruste da União Europeia. As multas foram principalmente relacionadas ao abuso de posição dominante da Google em seu mercado de pesquisa online.

Em 2017, a Comissão Europeia impôs uma multa recorde de 2,42 bilhões de euros à Google por favorecer seu próprio serviço de comparação de preços, Google Shopping, nos resultados de pesquisa, em detrimento de outros serviços similares.

Além disso, em 2018, a Comissão aplicou outra multa de 4,34 bilhões de euros à Google por abusar de sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis, alegando que a empresa impôs restrições ilegais aos fabricantes de dispositivos Android e aos operadores de redes móveis para consolidar sua posição em buscas na internet.

Essas multas representam uma parte das tentativas da União Europeia de regular as grandes empresas de tecnologia e garantir um ambiente de concorrência justo no mercado digital europeu.