Oito em dez
O roubo de identidade preocupa e muito aos brasileiros. Tanto que 77% dos entrevistados no país pela pesquisa global da Experia sobre autenticação e prevenção à fraude revelaram o receio, muito acima da média mundial que é de 57%. A pesquisa também mostra que 61% dos brasileiros já passaram por alguma experiência deste tipo ou conhecem alguém que foi vítima.
O roubo de identidade ocorre quando os criminosos, em posse de dados pessoais do consumidor, tentam obter crédito, abrir contas bancárias e até mesmo emitir cartões de crédito. A boa notícia é que existem ferramentas que permitem autenticar o cliente através de diferentes camadas de prevenção e que são efetivas para evitar que alguém se passe por outra pessoa.
Outro dado que chama a atenção é o receio que 78% dos brasileiros têm de que as informações do cartão de crédito sejam roubadas. O número está bem acima da média global, que é de 61%. A pesquisa aponta que a preocupação com fraudes relacionas ao cartão de crédito aumentam de acordo com a idade: 54% das pessoas de 18 a 24 anos têm esse medo. O número aumenta para 57% na faixa dos 25 até 39 anos, para 62% dos 40 aos 54 anos e 74% dos 55 até 64 anos.
As empresas estão cada vez mais conscientes da importância da autenticação continua, como destaca o Gerente Executivo de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Rafael Garcia. “A detecção de fraude está entre os 3 desafios que mais preocupam as empresas, isso reflete na estratégia de negócio, já que as soluções de autenticação e prevenção à fraude ocuparam o segundo lugar na ordem de investimento das companhias brasileiras”.
A pesquisa mostra que 87% dos consumidores brasileiros consideram importante que as empresas com as quais interagem no ambiente digital sejam capazes de identificá-los sempre. Já do lado das empresas, 98% dos entrevistados disseram que estão preocupados com o reconhecimento digital dos clientes.
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