Engenharia social: LinkedIn é a marca mais usada para ataques de phising

O LinkedIn é a marca mais utilizada em ataques de phishing, de acordo com uma nova pesquisa da Check Point Research (CPR). divisão de inteligência em ameaças da Check Point Software. O relatório de phishing do primeiro trimestre da fornecedora de segurança cibernética revela que os ataques de phishing representando o site de rede social de contatos profissionais responderam por mais da metade (52%) de todas as tentativas de ataque globalmente no período. Isso significa um aumento de 44% na comparação com o trimestre anterior, quarto trimestre 2021, quando o LinkedIn era a quinta marca mais representada.

O relatório apura que as descobertas refletem uma tendência emergente de golpes de engenharia social que se afastam das empresas de transporte e gigantes da tecnologia para as redes de mídia social. No primeiro trimestre, as redes sociais foram a categoria mais segmentada, seguida pelo envio. Depois do LinkedIn, as marcas representadas com mais frequência em ataques de phishing foram DHL (14%), Google (7%), Microsoft (6%), FedEx (6%), WhatsApp (4%), Amazon (2%), Maersk ( 1%), AliExpress (0,8%) e Apple (0,8%).

“Essas tentativas de phishing são ataques de oportunidade, puros e simples. Grupos criminosos orquestram essas tentativas de phishing em grande escala, com o objetivo de fazer com que o maior número possível de pessoas compartilhe seus dados pessoais. Alguns ataques tentarão obter vantagem sobre indivíduos ou roubar suas informações, como os que estamos vendo no LinkedIn. Outras serão tentativas de implantar malware nas redes da empresa, como os e-mails falsos contendo documentos falsos da operadora que estamos vendo com empresas como a Maersk”, comentou Omer Dembinsky, gerente do grupo de pesquisa de dados da Check Point Software.

Hermann Santos de Almirante

Recent Posts

OpenAI implementa verificação de URLs para bloquear roubo de dados por agentes de IA

A OpenAI publicou um post técnico em seu blog em 28 de janeiro de 2026,…

5 dias ago

Quase 200 apps de IA para iOS encontrados vazando dados de usuários, dizem pesquisadores

A descoberta levanta questionamentos desconfortáveis para a Apple, que frequentemente cita seu rigoroso processo de…

1 semana ago

O Olho Digital que Tudo Vê: A Expansão do Reconhecimento Facial no Brasil e o Perigoso Vácuo da “LGPD Penal”

Enquanto milhões de brasileiros celebravam a chegada de 2026 nas areias de Copacabana ou na…

1 mês ago

Ataques disparam, mas proteção de dados retrocede em pequenos provedores

Menos da metade dos provedores de internet no Brasil estruturou de forma adequada a governança…

1 mês ago

Reconhecimento facial, IA e câmeras corporais avançam sem critério ou transparência?

O relatório “Algoritmos e Direitos: Tecnologias Digitais na Justiça Criminal” mostra que reconhecimento facial, sistemas…

1 mês ago

IA impulsiona boom da Black Friday, mas alimenta surto de phishing

A Black Friday 2025 está testemunhando uma transformação sem precedentes na forma como as pessoas…

2 meses ago