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O watchdog de dados da França multou o Google ( GOOG , GOOGL ) e a Amazon ( AMZN ) depois de acusar os gigantes da tecnologia de colocar cookies nos computadores dos usuários sem consentimento.

A Comissão Nacional Francesa de Informação e Liberdade (CNIL) anunciou ambas as multas na quinta-feira. O Google enfrenta uma multa de € 100 milhões (£ 91 milhões, $ 121 milhões) por três violações da lei francesa de proteção de dados, e a Amazon uma multa de € 35 milhões (£ 31 milhões, $ 42 milhões) por duas violações.

A CNIL disse que ambas as empresas colocaram cookies de publicidade nos computadores dos usuários “sem obter consentimento prévio e sem fornecer informações adequadas”. Cookies são arquivos de texto que permitem que os sites lembrem os consumidores e suas atividades anteriores.

O Google obtém “lucros significativos … derivados da receita de publicidade gerada indiretamente dos dados coletados pelos cookies de publicidade”, de acordo com o watchdog. Enquanto isso, o uso de cookies pela Amazon possibilita anúncios personalizados, permitindo “significativamente a visibilidade de seus produtos em outros sites”, acrescentou.

O regulador disse que conduziu várias investigações na Amazon entre dezembro e maio passado, e uma investigação online no Google em março.

Em ambos os casos, ele descobriu que os cookies foram colocados automaticamente nos computadores dos usuários “sem qualquer ação necessária de sua parte”. Colocar cookies não essenciais sem consentimento é proibido pela lei de proteção de dados da França.

Um comitê da CNIL disse que o montante das multas e a decisão de torná-las públicas foram “justificadas pela gravidade das violações observadas” da lei francesa de proteção de dados. Uma multa de € 60 milhões foi imposta ao Google LLC nos EUA e outra multa de € 40 milhões à Google Ireland Limited, enquanto a Amazon Europe Core recebeu a multa de € 35 milhões pela gigante do comércio eletrônico.

As práticas do Google afetam quase 50 milhões de usuários na França, de acordo com o watchdog. Ele acrescentou que “milhões” de pessoas na França foram afetadas de forma semelhante pelo uso de cookies no site Amazon.fr.

O regulador disse que o Google parou de colocar cookies de publicidade automaticamente na chegada ao site google.fr em setembro. Mas disse que um novo banner de informações ainda não informa aos usuários como os cookies são usados ​​ou que eles podem recusá-los.

Ele também disse que os usuários do Google ainda têm cookies de publicidade armazenados em seus computadores, mesmo quando eles desativaram a personalização de anúncios, tornando o “mecanismo de oposição … parcialmente defeituoso” do Google.

A Amazon também parou de colocar cookies sem o consentimento dos usuários, de acordo com o watchdog. Mas a empresa de comércio eletrônico foi avisada da mesma forma que seu novo banner de informações não permitia que os usuários entendessem que os cookies eram usados ​​principalmente para propor anúncios personalizados e poderiam ser recusados.

Ambas as empresas foram instruídas a informar “adequadamente” os indivíduos sobre o uso de cookies em três meses, ou enfrentariam uma multa de € 100.000 por dia por atrasos.

Um porta-voz da Amazon disse: “Discordamos da decisão da CNIL. Proteger a privacidade de nossos clientes sempre foi uma prioridade para a Amazon.

“Atualizamos continuamente nossas práticas de privacidade para garantir que atendemos às necessidades e expectativas em evolução dos clientes e reguladores e cumprimos integralmente todas as leis aplicáveis ​​em todos os países em que operamos.”

Ele acrescentou que os cookies permitem à empresa entender o uso do site dos clientes, fazer melhorias e veicular anúncios, mas que a Amazon já atualizou as informações e as opções fornecidas aos clientes.

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