- Tempo estimado para leitura deste texto: < 1 minuto

O Whatsapp continua gigante, com 2 bilhões de downloads ao redor do planeta, mas o anúncio de novos termos de uso, divulgados em 06 de janeiro de 2021, turbinou a concorrência.

Os aplicativos Telegram e Signal dispararam nos últimos dias, em aparente reação dos usuários que não gostaram da decisão do Whatsapp de compartilhar mais dados com o Facebook, seu dono, incluindo número e localização. 

Com mais de 400 milhões de usuários mensais, o russo Telegram se tornou o aplicativo gratuito mais baixado na Play Store (da Google) em pelo menos 20 países, e em 29 conforme a App Store (Apple). Os dados são da consultoria App Annie. 

Já Signal, que tem cerca de 10 milhões de downloads, teve crescimento ainda mais forte. Se uma semana antes o app nem aparecia entre os 100 principais aplicativos mais baixados, no domingo 10/1 ele virou líder na App Store em 44 países e em 14 países na Play Store. 

No Brasil, o movimento foi parecido. No país, que tem 85% de celulares com sistema operacional Android, o Signal é no momento o segundo da lista de apps mais baixados na Play Store, com o Telegram aparecendo em quarto lugar. Na App Store, o Telegram é o sétimo do ranking – ainda perdendo para a versão do Whatsapp para desktops. O WhatsApp anunciou que a partir de 8 de fevereiro será obrigatório o compartilhamento de dados de seus usuários com o Facebook. Quem não concordar, deve desinstalar o aplicativo.  

Tags: