2022 previsões de fraudes de criptografia e a melhor forma de se proteger

Os golpes dominaram todos os outros tipos de crimes criptográficos em termos de perdas mais uma vez em 2021, com mais de US $ 7,7 bilhões em criptomoedas arrancadas de vítimas em todo o mundo – principalmente pelo método tapete pull.

A Chainalysis está lançando seu abrangente 2022 Crypto Crime Report em fevereiro de 2022, mas eles já nos deixaram dar uma olhada em algumas das descobertas mais significativas. Portanto, continue lendo para aprender sobre as observações mais significativas de fraudes de criptografia de 2021 e como ficar alerta em 2022.

O que é um tapete puxador?

“tapete-pull” é um termo relativamente novo no campo criptográfico, então a definição de “tapete-pull” não está gravada em pedra. Geralmente se refere a casos em que os criadores de criptomoedas, carteiras e sites aparentemente legítimos oferecem oportunidades de investimento fraudulentas. Eles atraem investidores inocentes antes de sacar todo o dinheiro e desaparecer. Se removermos o rug-pulls e limitarmos os resultados de 2021 apenas para golpes de investimento, a receita total do golpe na verdade permaneceu estável – esse é o grande impacto que esse método de extorsão teve.

2.021 observações

O ano de 2021 foi difícil para investidores em criptografia, especialmente para os menos experientes. Vimos finanças descentralizadas ou ‘DeFi’ ganhando impulso (o movimento mais recente na indústria de criptografia que atraiu muitos investidores apesar dos baixos preços dos ativos), o esquema da pirâmide Finiko entrou em colapso e parecia que golpistas surgiam com novos truques todos os dias.

A visualização do Chainalysis Crypto Crime Report nos traz os seguintes dados e estatísticas:

  • valor total apreendido por golpistas em 2021 foi de mais de US $ 7,7 bilhões em criptomoedas – o que representa um aumento de 81% em relação a 2020.
  • Rug-pulls – a novidade scamming de 2021 – foi responsável por 37% da receita total extorquida ou mais de US $ 2,8 bilhões em criptomoeda. Para efeito de comparação, os puxões de tapete representaram apenas 1% do montante total extorquido no ano anterior.
  • Os golpes aumentaram em número e frequência – o número de golpes financeiros ativos atingiu US $ 3.300 em 2021, um aumento significativo de US $ 2.052 em 2020.
  • Os valores de extorsão individual diminuíram – o tamanho médio da transferência foi reduzido de cerca de US $ 2.300 no último trimestre de 2020 para menos de US $ 1.000 no terceiro trimestre de 2021.
  • tempo médio de vida de um esquema criptográfico tornou-se muito mais curto – o esquema criptográfico médio de 2021 permaneceu ativo por apenas 70 dias . Isso não é nem metade da duração do esquema criptográfico médio de 2020, que foi de 192 dias em média.

Previsões de fraudes criptográficas para 2022


Em primeiro lugar, o mercado de criptomoedas é um dos mercados de investimento mais voláteis e isso não mudará tão cedo. Em 2021, vimos alguns esquemas muito criativos e cuidadosamente interligados, muitas vezes auxiliados pela mídia e até por influenciadores. Também não esperamos que isso mude em 2022. Na verdade, com o mundo do comércio mudando tão rapidamente, os constantes avanços da tecnologia e a influência cada vez maior da mídia, a situação ainda pode piorar.

O que esperamos mudar, no entanto, é que os investidores sejam um pouco mais cuidadosos, agora que vimos até onde os golpistas irão. Infelizmente, os maus atores estão sempre um passo à frente e, à medida que aumenta a conscientização do público, o mesmo acontece com seu jogo.

Isso é o que esperamos do mundo da criptografia financeira em 2022:

  • O interesse em investimentos em criptografia continuará a crescer e, com isso, o cripto hacktivismo aumentará ainda mais . Para a maioria dos hackers, o objetivo principal é ganhar dinheiro, mas para alguns, é uma forma de protesto contra a “nova ordem mundial”.
  • Os golpes continuarão a evoluir e será ainda mais difícil distinguir entre um golpe e uma oportunidade real de investimento.
  • As campanhas de phishing provavelmente verão um aumento – os atores de ameaças continuarão a trabalhar em novas táticas para roubar as credenciais dos investidores e as chaves privadas para acessar carteiras criptográficas e retirar fundos.
  • O abuso da IA – à medida que a Inteligência Artificial está se tornando mais avançada e onipresente, ela também está se tornando mais acessível para hackers. Esperamos que os agentes de ameaça concentrem ainda mais sua atenção na IA em 2022, incluindo o aumento de ataques criptográficos.
  • O número astronômico de puxões de tapete visto em 2021 cairá no próximo ano porque os investidores estão aprendendo a reconhecer os sinais vermelhos a tempo, graças aos muitos estudos de caso de 2021.

Como você pode se preparar melhor?

A má notícia é que novos golpes de criptografia são fabricados todos os dias. A boa notícia é que já existem tantos mecanismos de defesa, com muitos outros novos a caminho também. Informações úteis estão disponíveis gratuitamente na Internet. Aqui estão as três coisas mais importantes a se ter em mente se você planeja investir em criptomoeda no próximo período:

Investigue antes de investir 

A confiança é muito cara hoje em dia – não aceite nenhuma notícia pelo valor de face. Obtenha todos os detalhes antes de tomar qualquer decisão de investimento e questione todas as ofertas, especialmente aquelas que parecem boas demais para ser verdade. Não confie em mensagens diretas de estranhos, influenciadores ou funcionários do governo que estão tentando convencê-lo a pagá-los em criptomoeda ou alegar que estão oferecendo uma grande oportunidade de investimento.

Lembre-se, só porque um nome toca a campainha – isso não significa que o nome tenha alguma credibilidade. A maioria dos e-mails de phishing que você receberá virá com um nome conhecido porque os phishers sabem que as pessoas têm mais probabilidade de acreditar neles. Eles têm métodos de desenterrar nomes que significam algo para sua vítima potencial. Além disso, só porque algo é popular em todo o mundo, não significa que deva ser adotado cegamente. O recente trote de criptomoeda do Squid Game é um exemplo perfeito disso.

Proteja seus dados

Evite armazenar sua chave privada em seu dispositivo, em vez disso, tente memorizá-la e nunca compartilhe-a com ninguém!

Nunca compartilhe qualquer tipo de senha para suas carteiras de criptomoedas, como uma chave privada ou a frase semente, com ninguém, nem mesmo com as pessoas em quem você mais confia, especialmente na forma escrita por e-mail ou mensageiro de rede social. Esses podem ser facilmente interceptados.

Em vez disso, tente lembrar sua chave privada e armazenar essas informações em algum lugar offline. Se você tiver dificuldade em lembrar várias senhas, como a maioria de nós, use um dos melhores gerenciadores de senhas . Sempre que possível, habilite a autenticação de dois fatores para qualquer troca de criptografia, carteira ou site que você usar.

Fique longe de esquemas de Ponzi (Pirâmides)

Se alguém viesse até você na rua pedindo 5 dólares com a promessa de que voltaria em uma semana com 5.000, você confiaria nele? Provavelmente não. Então, por que você confiaria em alguém que está oferecendo o mesmo, apenas na forma de criptomoeda?

Diferentes sites irão propor acordos de criptografia tentadores e prometer que eles podem aumentar seus ativos em dobro em um breve período. Este é um esquema Ponzi clássico – e assim que você envia sua moeda, a probabilidade de você vê-la novamente se reduz ao mínimo. Esse tipo de investimento é ilegal e super arriscado, por isso é sempre melhor ficar longe dele.